DRUMOND DE MENESES, Sérvulo (1802-1867)

by

Nasceu no Funchal a 23 de Dezembro de 1802. Filho de João Nepomuceno Correia Drumond e de D. Maria Isidora de Meneses e Brito. Frequentou os estudos secundários no Liceu do Funchal. Exerceu o cargo de escrivão da correição no escritório de um tio. Em 1826 é nomeado escrivão do judicial e, mais tarde, advogado provisionista. Foi presidente da Câmara Municipal do Funchal, e depois vereador, desempenhou ainda os cargos de vogal do Conselho de Distrito, de procurador à Junta Geral do Governo Civil e governador civil interino. Colaborou em vários periódicos do Funchal, e um dos redactores da Flor do Oceano. Distinto advogado da época e deixou várias peças de direito administrativo e civil.

Consulte no NESOS algumas das suas obras:

Uma Epoca Administrativa da Madeira e Porto Santo a contar do dia 7 de Outubro de 1846, vol. I, Funchal, Typ. Nacional, 1849.

Uma Epoca Administrativa da Madeira e Porto Santo a contar do dia 7 de Outubro de 1846, vol. II, Funchal, Typ. Nacional, 1850.

Collecção de documentos relativos a crise da fome por que passaram as Ilhas da Madeira e Porto Santo, no anno de 1847, Funchal, Typ. de Bernardo F. L. Machado,1848.

Colecção de documentos relativos á construção da Ponte do Ribeiro Seco na ilha da Madeira, arrematada em 27 de fevereiro de 1848 perante o Exmº Conselheiro Governador civil do distrito do Funchal, Funchal, Typ. de L. Vianna Junior, 1848.

Elucidário Madeirense, vol. I, pp. 365-366.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: