A Lombada dos Esmeraldos na Ilha da Madeira

by

Lombada - Antigo Solar dos Esmeraldos

Obra de Fernando Augusto da Silva que aborda a história do Solar dos Esmeraldos, mais conhecida como a casa solarenga da Lombada na Ponta do Sol. Foi edificado em 1494, pelo abastado fidalgo flamengo João Esmeraldo que aforou as terras da Lombada da Ponta do Sol para a cultura da cana-de-açúcar, atraindo um número considerável de colonos e cultivadores, fundou as capelas de Santo Amaro e do Santo Espírito e instituiu os dois importantes morgadios do Santo Espírito e do Vale da Bica, que permaneceram intactos, em regímen de vinculação pelos sucessivos administradores dos dois morgadios até a sua arrematação em hasta pública, no dia 17 de Dezembro de 1893.

É indubitável que a Ponta do Sol, não só foi nos primeiros lugares em que mais se procedeu a plantação da cana-de-açúcar, como também se tornou um dos maiores “centros industriais” no fabrico de açúcar, nos finais do século XV, graças a notável acção do distinto fidalgo flamengo João Esmeraldo.

Para finalizar, convêm referir que o antigo Solar dos Esmeraldos, com o decorrer dos tempos, sofreu inúmeras modificações e ampliações.
Download

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: