A Odisseia de Ladislau o Varnense

by

Obra de Leopold Kielanowski, aborda a lenda de Ladislau III, rei da Polónia e da Hungria, mais conhecido como o Cavaleiro de Santa Catrina, primeiro sesmeiro da Madalena do Mar.

Alguns exertos: Haveria uns trinta anos que a Ilha da Madeira começara a ser povoada, quando, aí por 1454, sendo donatário do Funchal João Gonçalves Zarco, chegou a esta Ilha uma «misteriosa figura» que se nomeava por Henrique Alemão, também conhecido pelo Cavaleiro de Santa Catarina.

O apelido Alemão – murmurava-se seria apenas disfarce tendente a ocultar a origem desta «legendária personagem» como lhe chama Álvaro de Azevedo nas suas Notas à 1.ª edição das «Saudades da Terra», do P. Gaspar Frutuoso.

O donatário do Funchal recebia Henrique Alemão com «mui particular respeito, e concedeu-lhe, jogo após a sua vinda, a sesmaria de grandes terras na costa sul da Madeira, a cerca de seis léguas da sede da capitania, concessão de que lhe passou carta o Infante D. Henrique, em 29 de Abril de 1457, confirmada por El-Rei em 8 de Maio do mesmo ano. Nestes documentos, Infante e Rei tratam o sesmeiro, apenas, por Cavaleiro de Santa Catarina.

Ver mais

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: