RIBEIRO DE MENDONÇA, Marcelino, (1805-1866)

by

saomartinho_page_024a.jpgNasceu no Funchal a 18 de Abril de 1805, e era filho de Jerónimo Ribeiro dos Santos e de D. Juliana Rita de Mendonça.

Concluiu o curso secundário, mesmo sem possuir cursos superiores ou universitários, possuía um brilhante talento intelectual enriquecido pelo preservante hábito de estudo de obras literárias e cientificas. Prova do seu talento os elementos de gramática latina que publicou em 1835 e os elementos de filosofia que escreveu para uso dos seus alunos.

Notabilizou-se principalmente como professor, das aulas do antigo Pátio, e em 1836 do Liceu do Funchal, do qual fez parte do corpo docente, ensinando as línguas portuguesas e latina, e regendo depois a cadeira de filosofia.

Foi reitor do Liceu e comissário dos estudos, exerceu os cargos de presidente da Câmara do Funchal, secretário-geral do Governo Civil, vogal do conselho de distrito, etc.

Colaborou em vários periódicos madeirenses, e publicou os Princípios de gramática geral applicados á lingua latina, a Philosophia em Coimbra e no Funchal, o Methodo parallelo de leitura e escripta e o romance histórico Gaspar Borges, além dos seus importantes relatórios.

Faleceu no Funchal, a 5 de Agosto de 1866.

Elucidário Madeirense, vol. III, pp.197-198.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: