JESUS, Quirino Avelino de (1865-1935)

by

Quirino Avelino de JesusNasceu no Funchal a 10 de Novembro de 1865, filho de Manuel de Jesus e D. Quirina Augusta de Jesus.
Começou por tirar o curso do Seminário, no Funchal, mas quando devia tomar ordens menores, saiu e matriculou-se em 1887 na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que concluiu em 1892.

Concluída a formatura estabeleceu-se na capital e dedicou-se ao jornalismo, a advogacia, e ao estudo de diversas questões sociais, económicas e religiosas. Foi advogado da casa comercial Hinton & Sons. Escreveu e publicou vários folhetos mencionados no artigo Hinton.

Em 1893 publicou «As Ordens Religiosas e as Missões Ultramarinas» que é uma obra notável. Foi 1.º redactor e depois Director do «Portugal em África» depois do «Economista» e do «Correio Nacional» onde desenvolveu as suas aptidões de jornalista e de escritor.
Os seus artigos foram publicados tanto na imprensa diária de Lisboa, como em revistas de carácter económico ou financeiro, no País ou no estrangeiro.

Escreveu as obras «Lusa Epopeia», onde pôs em destaque as suas qualidades poéticas, o «O álcool do Continente na Madeira» – 1908 – , «A questão Sacarina da Madeira»,1910, «A nova questão Hinton»1915», e o poema épico «Luso Epopeia».

Foi chefe de sérvio da Caixa Geral de Depósitos, deputado eleito pela Madeira a 25 de Novembro de 1900.

Faleceu em Lisboa a 3 de Abril de 1935.

Elucidário Madeirense, Vol. II, pp. 180-181.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: